A 38ª Conferência Hemisférica de Seguros (Fides 2023), que será realizada de 24 a 26 de setembro, no Rio de Janeiro, abordará o tema “Seguros para um mundo mais sustentável”.
Como apontam os organizadores do evento, a decisão da gigante global de resseguros Munich RE de deixar de investir ou segurar novos negócios na área de petróleo e gás, a partir de abril deste ano, é um dos exemplos de como a preocupação com as mudanças climáticas afeta o setor segurador em todo o mundo.
Essa decisão sinaliza uma redução no apetite por riscos ligados a alguns setores econômicos. “No caso da área de petróleo e gás, a preocupação adicional é que com mais resoluções desse tipo haja menos coberturas para riscos de petróleo no futuro e, consequentemente, aumento nos preços dos resseguros”, acrescenta a Fides em nota.
A conferência ressalta que existe um consenso de que o setor segurador está entre os maiores prejudicados pelas alterações climáticas, com desembolsos extraordinários causados por catástrofes naturais, como incêndios florestais, inundações e secas severas, entre outros exemplos. A Net-Zero Insurance Alliance – aliança que visa baixar as emissões de gases de efeito estufa –, promovida por seguradoras e resseguradoras, reafirma a tendência sustentável que permeia o mercado nos próximos anos.