Sucessão nas empresas familiares: por que a consultoria jurídica é tão importante?

Não é novidade alguma que a sucessão em empresas familiares é um assunto bastante delicado e, quase sempre, deixado em segundo plano e conduzido pela própria família, gerando enormes desgastes emocionais entre os envolvidos. É importante frisar que o planejamento sucessório não é exclusivo às grandes companhias. Pequenos e médios negócios podem obter muitos benefícios quando recebem assessoria jurídica especializada para tanto.

Selecionamos dúvidas comuns sobre o assunto:

Contratar um escritório para planejar a sucessão pode trazer conflitos à atual gestão? Planejar traz a ideia de se estruturar para a continuidade, com respeito à história da empresa, e não deve ser feita somente no falecimento ou afastamento de seus fundadores. O planejamento traz a possibilidade de fortalecer o empreendimento sem que isso provoque desgastes na empresa com sucessores que não puderam se preparar adequadamente.

Qual é o momento ideal para contratar uma consultoria jurídica? É possível buscar a figura de um mediador no momento em que a empresa esteja enfrentando dúvidas em relação à continuidade do negócio. O ideal é que a consultoria jurídica seja feita com a participação dos gestores. Assim, as decisões podem ser baseadas em diferentes premissas gerenciais, evitando conflitos futuros.

Se sua empresa familiar está passando por uma fase de transição, converse com os especialistas do Conde & Siciliano Advogados, qualificados em planejamento sucessório.

Compartilhe este conteúdo_

Leia também_

× Fale conosco