Para reter colaboradores e atrair novos talentos, as empresas apostam nos mais diversos atrativos. Mesmo antes do período de emergência sanitária, oferecer um plano de saúde era considerado o benefício mais valorizado pelos funcionários, segundo diferentes pesquisas da área de recursos humanos. Uma delas, por exemplo, cita que o auxílio médico chega a ser mencionado por quase 80% dos profissionais consultados.
Durante a pandemia, o plano de saúde ocupava o terceiro lugar entre os itens mais desejados pelos brasileiros, atrás da casa própria e da educação, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
Por ser um benefício muitas vezes aplicado aos dependentes, traz não só a valorização profissional, como também pessoal. Conforme explica o Sebrae, a oferta de planos permite que os funcionários cuidem melhor da saúde e não tenham que ficar se ausentando do trabalho de maneira recorrente, o que evita desligamentos posteriores.