O Novembro Azul é uma campanha que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e a saúde suplementar tem desempenhado um papel essencial nesse contexto. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de beneficiários homens aumentou 6,6% no ano passado. Esse crescimento reflete uma maior busca do público masculino por cuidados preventivos, incluindo ações voltadas para o tratamento precoce da doença.
Além disso, um estudo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) mostra que o número de diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos relacionados ao câncer de próstata na saúde suplementar cresceu 4,2% entre 2019 e 2022, alcançando a marca de 14,7 mil. Esse aumento é impulsionado, inclusive, por campanhas e ações preventivas dos planos de saúde, que garantem aos seus beneficiários acesso a exames como o PSA.
Essas iniciativas, somadas ao foco em educação e campanhas globais de conscientização, têm se mostrado eficazes para a detecção precoce e o tratamento eficaz da doença.