Nova rotulagem nutricional dos alimentos industrializados: o que muda para as empresas

Os consumidores começam a identificar nos pontos de venda os novos rótulos nutricionais dos alimentos industrializados. Com informações sobre o alto teor de alguns nutrientes que tenham relevância à saúde, as rotulagens seguem a tendência do que é feito em outros países. Para as empresas nacionais, é importante ter atenção quanto ao prazo de adequação, que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dependerá da data de lançamento do produto.

Produtos novos, lançados após outubro do ano passado, quando as novas regras entraram em vigor, já seguem a nova rotulagem nutricional. Os itens que estavam disponíveis nos pontos de venda antes dessa data receberam outros prazos: alimentos em geral até outubro deste ano, artigos produzidos por pequenos empreendedores ou de forma artesanal até outubro de 2024 e para as bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis até outubro de 2025.

É importante também que os fabricantes de alimentos sigam corretamente os novos padrões da tabela nutricional, que passou a ter apenas letras pretas e fundo branco, sem uso de outras cores ou contrastes. Na parte frontal dos rótulos, segundo a Anvisa, está a maior inovação das novas regras, com o design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Os fabricantes podem acessar, no site da agência, um material com esclarecimentos sobre a nova rotulagem nutricional. Para acessar o documento, clique aqui.

Nesse contexto e caso a sua empresa necessite de suporte para eventuais adequações, conte com o nosso time.

Compartilhe este conteúdo_

Leia também_

× Fale conosco