As reclamações na internet se tornam cada vez mais comuns. Não é difícil encontrar um paciente que tenha optado por escrever uma crítica no Google Meu Negócio ou no site Reclame Aqui, expressando sua insatisfação com o atraso ou tratamento recebido durante a consulta, antes mesmo de manifestar sua queixa à clínica médica.
Como o paciente possui direito em expor a reclamação e pretende, com isso, obter retorno do espaço médico, os excessos, no entanto, podem configurar injúria, calúnia ou difamação.
Quando situações como essas ocorrerem, é importante que os gestores recolham materiais que comprovem os crimes contra a honra (prints, áudios, mensagens e testemunhas, por exemplo) e procurem a reparação por meios legais, sendo que o primeiro passo é a formalização da queixa em até seis meses (boletim de ocorrência).
Com o auxílio de advogados, é possível obter uma retratação, a retirada das ofensas nos sites onde ocorreram ou eventuais indenizações por danos morais e materiais, de acordo com o caso. Se você, médico, ou a sua clínica já enfrentaram situação semelhante, conte com nosso escritório e receba mais orientações.