Como os médicos podem obter redução de impostos?

A evolução patrimonial na carreira médica depende não somente do empenho na especialidade escolhida. Planejar a gestão do consultório ou clínica é um desafio a mais, em que a carga tributária deve ser bem compreendida. Do contrário, os médicos podem pagar tributos indevidamente ou receber penalidades em caso de descumprimento das obrigações fiscais, especialmente quando movimentam receitas como pessoa física e jurídica simultaneamente.

Uma das perguntas mais comuns dos profissionais da saúde é sobre as possibilidades legais de redução de impostos. O que alguns médicos podem desconhecer ainda é a gama de vantagens que o planejamento tributário oferece às empresas e até mesmo aos profissionais autônomos. Se a intenção é obter benefícios fiscais, de forma legal, este é o caminho, pois o planejamento envolve a escolha do regime tributário mais adequado e a análise completa da área de atuação.

Nem todo médico obterá vantagens se sua clínica estiver enquadrada como Simples Nacional, por exemplo. É necessário conhecer outras situações de atuação, como a de grupos médicos que prestam serviços em estabelecimentos de terceiros e podem, judicialmente, solicitar as mesmas vantagens do Lucro Presumido aplicado a clínicas e hospitais. A equiparação é benéfica à saúde do empreendimento e ocasiona reduções nas alíquotas do IRPJ, CSLL e PIS/Cofins.

O planejamento tributário é, portanto, uma ferramenta gerencial para poupar tempo e recursos, além de contribuir para a evolução patrimonial na carreira médica. Contar com a assessoria do segmento de Direito Tributário é preparar-se para um futuro promissor. No escritório Conde & Siciliano Advogados, prestamos consultoria jurídica fiscal acerca da legalidade e constitucionalidade de tributos, contribuindo para a reorganização tributária de nossos clientes. Converse com nossa equipe e adquira as vantagens do planejamento tributário para a redução legal de impostos.

Compartilhe este conteúdo_

Leia também_

× Fale conosco