3 benefícios do planejamento tributário para empresas médicas

O planejamento tributário é uma importante ferramenta para os gestores da área da saúde, impactando até mesmo na lucratividade de clínicas médicas e consultórios. Destacamos três benefícios da adequada gestão de tributos na sua empresa:

Escolha do regime tributário adequado

A alta carga tributária, embora pareça a principal queixa dos gestores, não é a única dificuldade ao empreender na área da saúde. O desconhecimento faz com que muitos médicos não avaliem todas as variáveis de seu negócio e paguem mais impostos por isso. Grupos médicos que prestam serviços em estabelecimentos de terceiros, por exemplo, podem solicitar judicialmente as mesmas vantagens do Lucro Presumido aplicado a clínicas e hospitais.

Equiparação com serviços hospitalares

Muitos estabelecimentos de saúde e grupos médicos ainda não aplicam a equiparação hospitalar. Entre as dúvidas mais comuns, estão se existe redução significativa da carga tributária e como, legalmente, os serviços prestados se enquadram nestes critérios. De acordo com a resolução-RDC nº 50/2002, da Anvisa, a equiparação pode ser aplicada nas atividades relacionadas ao apoio diagnóstico e terapia, ocasionando reduções nas alíquotas do IRPJ, CSLL e PIS/Cofins, desde que sejam realizadas em estabelecimentos próprios. Este entendimento, no entanto, vem mudando com o tempo de acordo com a realidade da profissão.

Evitar e corrigir ilícitos fiscais

Em parceria com contadores e administradores, a consultoria jurídica traz segurança às empresas em relação à legalidade e constitucionalidade de tributos, auxiliando também na reorganização tributária de clínicas e consultórios. A experiência de profissionais especializados possibilita minorar os riscos de possíveis autuações.

Gestor médico, quer entender melhor o impacto do planejamento tributário na realidade da sua empresa? Converse com nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas.

Compartilhe este conteúdo_

Leia também_

× Fale conosco